ou R$122,55 à vista
Óleo graxo virgem: Óleo de prímula virgem
Composição: Óleo de prímula e antioxidante: extrato de alecrim
Volume: 200 ml
DESCRIÇÃO:
A prímula (*Oenothera biennis*) é uma planta herbácea, pertencente à família Onagraceae, nativa da América do Norte. Seu porte pode atingir até um metro de altura e distingue-se por suas flores grandes e amarelas. Sua composição é rica em ômega-6, ácido linoleico e ácido gamolênico (AGL), princípio ativo raro que, além do óleo de prímula, só pode ser encontrado nos óleos graxos de borragem e groselha-negra. Possui aroma leve, suave e textura fina. Estudos evidenciam que o AGL atua no controle cardiovascular, reduzindo os níveis de triglicerídeos plasmáticos, demonstrando também ser um potente inibidor da enzima 5-alfa-reductase4, que age convertendo a testosterona em dihidrotestosterona (DHT) associada ao câncer de próstata, à hiperplasia prostática, acne e à calvície androgenética.
O óleo de prímula pode ser usado para cuidar da pele, pressão arterial, sintomas de menopausa, saúde do coração e TPM.
PROPRIEDADES:
- Emoliente;
- Antioxidante;
- Analgésico;
- Anti-inflamatório, indicado para tratamento de artrite reumatoide;
- Regulador do sistema nervoso, indicado para tratamento de hiperatividade, déficit de atenção e fadiga crônica;
- Excelente regulador celular, indicado para tratamento de eczemas, psoríase, envelhecimento cutâneo, peles sensíveis e delicadas;
- Atua na formação da membrana lipídica, fortalecendo e restaurando a barreira de água na epiderme;
- Atenuante dos sintomas de tensão pré-menstrual e menopausa;
- Alivia dor nas mamas;
- Auxilia no combate a hipertensão e o excesso de colesterol “ruim” (LDL).
SEGURANÇA:
Os efeitos colaterais observados do óleo de prímula normalmente são leves e podem incluir dor de estômago, dor de cabeça e diarreia. Tomar o mínimo possível de óleo de prímula pode ajudar a evitar efeitos colaterais. Em casos raros, o óleo de prímula pode causar reação alérgica, como inflamação das mãos e dos pés, erupção cutânea e dificuldade ao respirar. Caso esteja fazendo uso de anticoagulantes, evite o óleo de prímula, pois ele pode aumentar o sangramento.
Esse óleo também não é indicado para gestantes e lactantes. Não usar sob a pele ferida e na área dos olhos. Havendo irritação, suspenda o uso. Em caso de contato acidental com os olhos, lavar com água abundantemente. MANTER FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.
FORMAS DE USO:
Os óleos graxos são altamente hidratantes, podendo ser adicionados a cosméticos ou até mesmo na substituição de loções corporais. Também chamados de óleos carreadores, os óleos graxos são comumente utilizados na Aromaterapia para diluir os óleos essenciais, favorecendo a aplicação e agregando potencial terapêutico ao adicionarem seus próprios princípios ativos. Podem ser aplicados em massagens, composição de cosméticos, compressas e banhos.
Para uso com óleos essenciais, aplique uma gota de óleo essencial para cada 2,5 ml do óleo gorduroso de prímula.
CONSERVAÇÃO:
Todo óleo graxo deve ser conservado longe do calor e da luz, pois podem oxidar. Mantenha-se atento a possíveis alterações de odor; caso ocorra, o óleo pode ter se tornado rançoso.